Veja os 5 lugares que todos deveriam conhecer.

Plantação de Lavanda

O Contemplario é um lugar de tranquilidade e contemplação entre plantações de lavanda, alecrim, capim limão e outras plantas aromáticas. Um lugar mágico onde através da destilação da lavanda e outras plantas aromáticas e com os óleos, eles produzem sabonetes, aromatizadores, velas e outros produtos disponíveis em uma charmosa loja junto com artesanato e alimentos gourmet da região de Cunha. O Lavandario é outra opção para esta experiência incrível ja tendo sido palco para novela da Globo a plantação de Lavanda encanta a todos.

Parque Estadual da Serra do Mar

O parque Serra do Mar possui a maior porção continuar de reserva da mata Atlântica no Brasil, existe atrações para mais de um dia, no parque você encontrará trilhas de mata a dentro, cachoeiras de todos os tamanhos, construções da época e paisagens de tirar o fôlego, mas é importante saber que está a 20km da cidade de Cunha e se pega um bom pedaço de estrada de terra para chegar na entrada do parque.

Pedra da Macela

A Pedra da Macela da uma visão incrível de toda a região de Cunha até a baia de Paraty, uma das paisagens mais exuberantes que você terá na sua vida, o nascer do sol é deslumbrante e vai te render fotos das mais inacreditáveis que seu album terá. Uma subida de uma hora a pé feita em estrada asfaltada ou de concreto. O passeio todo deve durar em torno de 3 a 5 horas. Então leia nossas outras dicas e planeje o do resto do seu passeio.

O Olival

O Olival oferece aos seus visitantes uma experiência única, uma pomar jovem de oliveiras de 4 espécies distintas cultivadas ao som de música clássica. A história por trás dessa ideia é incrível, e você pode ouvir tudo durante uma visita guiada ao campo. O Olival também oferece almoços requintados servidos de 4 pratos, e a noite eles servem pizzas artesanais feitas com fermentação lenta dando preferência aos produtos da região.

Centro de Cunha

Separar algumas horas para visitar o patrimônio Cultural de Cunha é um dos melhores passeios a se fazer. Cunha possui uma grande diversidade de artesãos, dentro a arte de fazer queijos, cervejas, joias, se encontra também o artesanato mais forte de cunha a Cerâmica. Além dos diversos ateliês que se encontra num raio de 1km do centro da cidade Cunha também foi palco da revolução de 1932, fazendo o Museo de cunha uma casa rica da história do Brasil, isso são algumas das diversas atividade que você deve aproveitar para fazer. Veja opções na nossa sessão ˜Vamos a pé?”

Cachoeiras

Fizemos uma pequena seção para colocarmos fotos de cada uma das mais belas cachoeiras que existem em Cunha. Incentivamos a todos hóspedes a visitarem ao menos 2 cachoeiras deste sessão, seja para tirar fotos, entrar na água, ou apenas para ouvir o barulho da água. Importante saber que mesmo que todas as cachoeiras sejam lindíssimas existem algumas que não aconselhamos entrar, principalmente se estiver em épocas de chuvas. Além de que todas as cachoeiras estarem localizadas em estradas de terra, e podem haver pedaços da estrada onde se chover o seu “possante” pode não lidar tão bem e a experiencia de ficar atolando pode acontecer.

Cachoeira do Pimenta

Canto das Cachoeiras

Cachoeira do Desterro

Cachoeira do Mato Limpo

Feito a mão

Cerâmica de alta temperatura

Cunha é conhecida por seus ateliês de Cerâmica de alta temperatura, uma arte milenar onde são produzidos todos os tipos de artefatos, desde um simples pires de chá até um vaso do tamanho de uma criança. Existem diversas técnicas que são utilizadas pelos artesãos algumas delas são: torno, placas, cobrinha, moldes. Os decorados também podem ser dos mais diversos, com uso de esmaltes ou não além de outras técnicas. A queima pode chegar a mais de 1300º graus celsius. Em Cunha você encontrará as mais únicas peças e espetáculos com incríveis como a queima de Raku aberto ao público. Alguns dos Ateliês da cidade são: Ateliês Mieko e Mario, Carvalho Cerâmica, Gaia arte Cerâmica, Atelier Gallery Tokai, Casa do Oleiro e muitos outros.

Joias e Semijoias

Desde tempos antigos adereços são utilizados pelos homens e mulheres nos quatro cantos do mundo para encantar os olhos. Cunha promete suprir este interesse de seus visitantes, com joias e semijoias feitas em peças únicas ou para atacadista, com pedras preciosas, semipreciosas, ou mesmo sem pedras apenas com o brilho do metal nobre. Se você gosta de qualidade feita a mão para usar no dia dia ou e eventos não deixe de visitar alguns destes artesãos: Joias Renato Carvalho, Ateliê Lapiz-Lazuli, Joias em Cobre.

Queijos e Doces Artesanais

Se você gosta de produtos feitos em casa você vai adorar estas opções. A Mantiqueira151 é um produtor de queijos artesanais com mais de 12 tipos de queijos e com peças feitas com diferentes tempo de maturação, a experiencia de provar peças de parmesões e descobrir qual o nível de sabor que mais te agrada é inexplicável, além de provar tipos de queijos como o Queijo Caverna que enriquece o paladar. O Delícias da roça fazem doces artesanais, os nossos preferidos são goiabada, doce de leite, mas o mais incrível é o seu queijo trufado, um delicioso queijo fresco recheado com doce artesanal.

Cervejas e Cachaças

Não importa se você gosta de apreciar uma cerveja de qualidade bem gelada no almoço ou uma boa cachaça para abrir ou encerrar o apetite, Cunha possui cervejarias e alambique produzindo produtos artesanais incríveis. Por mais que a cerveja e cachaça sofram um processo de fermentação, suas matérias primas podem ser muito diferentes criando sabores únicos e exóticos. Faça visitas e tour para conhecer tudo sobre estes incríveis produtos, entre a Cervejaria Lau’s, a Cervejaria Reale, e a Cervejaria Wolkenburg, você vai encontrar 10 sabores diferentes de cerveja, e a mesma diversificação pode ser encontrada nos alambiques Cachaças Três Pontes, Cachaça Colar de ouro e Cachaça do Sá.

Vamos a pé

Nesta sessão você encontrada alguns lugares incríveis que estão dentro de um raio de 1 km da Igreja Matriz no centro da cidade, reserve ao menos um dia para conhecer todos estes lindos lugares que são contam a histórias de Cunha e sua Cultura.

Casa do Artesão

A casa do artesão hospeda artes variadas de mais de 60 artesãos, este espaço providencia ao visitante uma ideia da imensidão de artesãos que Cunha possui, dos mais famosos aos menos afortunados que não possuem um ateliê próprio. Além da Cerâmica ja esperada de se encontrar, você também terá acesso a livros, doces, esculturas, marchetaria, e muito mais.

Museo Municipal Francisco Veloso

Antes de Cunha ser famosa por seu ceramistas, Cunha foi uma das cidades onde se passava a famosa estrada real e durante a revolução de 1932 Cunha foi palco de uma das mais violentas frentes de batalha. O Museu Municipal possui uma exposição de material e armamento da Revolução de 32, equipamentos da época da escravidão, Cerâmica indígena, quadros, fotos, e livros raros.

Matriz Nossa Senhora da Conceição

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição é o mais valioso patrimônio arquitetônico de Cunha, e um dos mais importantes prédios da região. Um prédio para ser apreciado por sua bela arquitetura e pela sua importância histórica, A então capela de N. S. da Conceição começou a ser construída em 1730, em taipa de pilão, e hoje esta sendo restaurada garantindo a você a oportunidade de sentir sua importância desde os tempos antigos.

Quinta Essência Galeria

Este prédio equivale ao Museo moderno de cunha, uma galeria de arte da atualidade, permite seus visitantes deslumbrar obras únicas de ceramistas e outros Artistas de Cunha. Reserve de 1 a 2 horas para apreciar as mais diversas obras desta galeria.

Mercado Municipal de Cunha

Passear no Mercado Municipal de Cunha traz um ar de viver como um morador de cunha, mesmo seu espaço sendo menos do que uma quadra de futebol, aqui você pode encontra diversos produtos de maça a lichia, de queijos a hambúrgueres de cogumelo, de vinhos importados a cachaças artesanais. Uma experiência de conhecer e se divertir fazendo compras em um ambiente familiar e caloroso.

O que comer?

Com tantos lugares para visitar é importante decidir também onde recuperar as energias, e nada melhor do que uma boa comida. Como para cada pessoa a melhor comida é diferente e nem todas estão a disposição em todos os horários fizemos duas listas para vocês, vejam abaixo e escolham onde comer no almoço e no jantar.

Lembrem-se que alguns restaurantes exigem reserva, além de poder haver alterações nos horários de abertura. A grande maioria dos especialistas funcionam somente de sexta a domingo. Mas qualquer coisa a gente ajuda 😀

Almoço

Para o dia a dia: Melhora Hora, Quinta da Cal, Dona Dita, Marguerita, Jeca Grill, Delícias da Roça, Casa da Serra Restaurante do Gentil, Pesqueiro do Zé Pequeno, Casarão.

Especialistas: Do Gnomo (Truta, Cordeiro, Shiitake), Quebra Cangalha (Truta, Cordeiro, Pinhão), Il Pumo Gastronomia (Italiana, Shiitake), La Taverna Bistro (Francesa, Frutos do Mar) , Raizes Cunha (Italiana), Drão Gourmet (Contemporânea, Sul-Americana)

Jantar

Para o dia a dia: Pizzaria Melhor Hora, Pizzaria Casarão, Pizzaria Marguerita, Pizzaria Veloso, Hambúrguer Artesanal A Casa,

Especialistas: Bethlhen Cozinha Artesanal, Drão Gourmet (Contemporânea, Sul-Americana), Il Pumo Gastronomia (Italiana, Shiitake), Quebra Cangalha (Truta, Cordeiro, Pinhão), La Batataria

Outras cidades para visitar

Paraty

Paraty é hoje reconhecida mundialmente como Patrimônio Natural e Cultural, além de ser parte integrante da Rede das Cidade Criativas da UNESCO na categoria Gastronomia. A cidade de Paraty é uma cidade a muito anos reconhecida por sua beleza e por suas belas praias, tamanha beleza deve ser aproveitada por todos. Aproveite para visitar o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Aparecida

Aparecida é um marco para todos os católicos e para todas as pessoas que sabem admirar uma construção… “divina”. Nesta cidade no interior de SP se encontra o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do Mundo. Apenas este fato por si só deve ser o suficiente para fazer qualquer pessoa querer visitar este monumento histórico. Mas saiba ainda que esta construção recebe tanta atenção que já recebeu visita de três papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.